segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Dia de salão


Eu estava feliz e contente no meu trabalho quando uma cliente se aproximou, e me falou de uma promoção que estava tendo no salão de sua neta se me lembro bem, era véspera do dia internacional da mulher, 15 reais escova, e chapa. Era uma boa oportunidade, pois no domingo de manhã precisaria estar com o cabelo pelo menos mais ou menos para a reunião das mulheres. Sabe aquele ditado  que  diz que quando a esmola é muito o santo desconfia? Pois bem, hidratação, escova chapa 15 reais?
 No máximo a hidratação seria um creme Skala deixado três minutos no cabelo. Minha colega de trabalho foi a primeira a aderir essa "super" promoção com gosto na boca.  Bem, do cabelo dela e o meu há uma diferença enorme, meu cabelo é o que dizem vulgarmente cabelo ruim, de cara já descartei a possibilidade de aceitar a proposta quando ela foi me dizendo que eu poderia arruma-lo no horário do meu almoço, pense comigo e se a coisa não desse certo eu iria trabalhar com o cabelo alto para cima? Não mesmo, ela não é a primeira a oferecer a arrumar o cabelo no almoço e o pensamento é sempre o mesmo e se der errado ? E ter que voltar com o cabelo horroroso para o trabalho?  Você sabe como são as pessoas principalmente colegas de trabalho quanto pior ficar mais elogiam.  Você arrumou o cabelo! Ficou bom!
Uma das coisas mais detestáveis que acho é sair com o cabelo feio pagando mico por aí principalmente se for com chapinha mal feita prefiro lavar o cabelo e sair com ele molhado. Minha desculpa foi simplesmente ter um compromisso no meu almoço. Tá almoço passou e lá se foi minha coleguinha de trabalho toda feliz contente com seu cabelinho e eis que quando a vejo sinto um alívio aliviado de ter rejeitado aquela proposta indecente, de cara pensei que haviam feito apenas uma escova, e logo depois descubro que foi passado a chapinha também.
E novamente chega a Sra me dizendo:
-Viu como ficou bonito o cabelo dela?
Bem, eu fiz o certo dizendo que realmente havia ficado "uma maravilha" .
Pensa comigo se ela minha colega que tinha o cabelo 5 vezes menos crespo que o meu e havia ficado uma baderna imagine eu com  cabelo 3C.
Ela insiste dizendo que conversou com as meninas do salão sobre o horário e que eu poderia ir depois do horário de trabalho. Eu poderia dizer que não queria e ponto, era decisão, mas sabe aquele jeito hospitaleiro de brasileiro de nunca querer desagradar ou falar a verdade? bem esse era o meu caso.
Mas... Pensando bem, não era tão má assim... Eu sabia que não ficaria lá essas coisas, mas eu poderia conserta-lo com a prancha quando chegasse em casa.,  
Tudo combinado, Nesse dia eu havia sido escalada para sair mais cedo, cheguei em casa tomei um banho e fui...
Chegando lá ela estava terminando um cabelo, e olha para mim para o meu cabelo, como se dissesse:
Hum.. vai dar um trabalho...
Terminada a cliente me sento na cadeira, e do espelho olho que de cara a senhorita
 
não havia gostado nem um pouco do meu pobre cabelo, olha como carinha como se dissesse: eu vou ter que arrumar isso aqui? suspira fundo e começa a lavar meus cabelos, antes de dizer qualquer coisa, eu antecipo dizendo que já havia passado da hora de fazer um relaxamento. Ela concordando me pergunta, se eu já havia feito progressiva alguma vez, digo que sim mas que não havia gostado do resultado. Me convida para fazer em seu salão, olha para sua colega de trabalho, soltando um sorrisinho sarcástico   diz:
 -Ela vai adorar.
Eu simplesmente não entendi o significado da hironia. e fiquei calada.
Me sento na cadeira com as bochechas vermelhas, e acredite os olhos, cheio de lágrimas, eu estava envergonhada, e por um momento quis ter um cabelo liso onde pudesse ir no salão sem me preocupar com que as cabeleireiras que eu iria pagar pelo trabalho fazerem pouco caso.
Ela simplesmente apenas secou meu cabelo com secador sem ao menos passar a escova uma única vez com uma cara de sofrimento que eu achei que pobrezinha estava com cólica.
Começou a dizer com a companheira como estava cansada, que ser cabeleireira não era fácil ela tão nova, chegava em casa e não tinha animo pra nada pra sair e nem para arrumar a si própria. Reclama da dor nas pernas, na coluna... Alguém liga para ela, e posso supor que era o namorado, pergunta se ela iria demorar muito no  salão, ela diz olhando para o relógio que marcava 19:30,
  -Ah eu não sei estou com uma escova aqui e devo chegar umas 21:30!
   A amiguinha exagerou né nem eu quando faço em mim mesma  não gasto esse tempo todo. Ainda  mais ela que estava simplesmente secando.
Chega uma conhecida e ouvindo o desabafo da amiga, diz:
-É tenso mesmo principalmente quando você pega uma perna grossa no final do dia.
 Ela responde suspirando fundo:
     -E essa está grossa viu!
 A coleguinha olha para ela com uma cara de peninha, sem se importarem que ali estavam um ser humano, e que aquele ser humano era dono do cabelo que criticavam tanto, poderiam pelo menos esperarem que eu fosse embora né?
Terminado a "escova", embora meu cabelo ainda estivesse húmido ela passou a prancha, com uns 15 minutos passou pelo meu cabelo todo. olhei no espelho depois de terminado e pensei que ficaria pior, ... pela má vontade, por nem esticar nem um pouquinho a raiz do cabelo a parabenizo pois realmente    achei que iria ficar pior...
Hora de pagar, lembra que a promoção era 15? eu havia levado 20 reais para minha tristeza. Dou a ela 20 reais, ela virando-se para pegar o troco, digo:
    -Não ´precisa é 20 moça eu sei como meu cabelo estava difícil.
     Ela diz:
    -Não moça é 15 vou buscar o troco para você.
insisto e ela aceita muito sem graça. É uma pena não ter levado uns 50 reais pois eu daria mesmo sem merecer.
 Profissional é profissional, cabelereiros trabalham com auto estima das pessoas, e não para destrui-las Se você é profissional você tem estar preparada para diversos situações , diversos cabelos que surgirem. Mulher sabe como valoriza seu cabelo sendo liso cacheado, crespo ondulado, gostamos do nosso cabelo mesmo as vezes em que tentamos muda-lo, cabelo é o caixa postal da mulher, por isso você se sente tão ofendida quando simplesmente desfazem dele.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz...
Comente! ;-)