quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O emprego


Entrevista marcada às 15:00 da tarde, Cândido Azeredo...
-Oi, Boa tarde tenho uma entrevista marcada às 15:00.
-Ah sim é com a Raquel pode aguardar aqui.
Três pessoas aguardam a entrevista, uma moça, e duas senhoras mais maduras... Converso com a moça, e ela me diz que se for para vendedor externo vai dispensar a oportunidade, bem eu tinha certeza que era sim para vendedor externo, pois já havia feito entrevista no local, menos uma concorrente, pensei aliviada... A primeira senhora entra demora um pouquinho, despede-se e vai-se embora sorrindo. A moça entra e saí rapidamente e exclama: É vendedor externo eu não quero não trabalhar no sol! Ok, eu quero... A outra senhora entra demora um pouco saí e me deseja boa sorte.
-Oi, boa tarde!
-Oi, boa tarde pode se sentar, meu nome é Raquel, você já fez uma entrevista aqui antes né com a Priscila.
-Sim, essa é minha segunda vez aqui.
-Pois bem Andreza, você já trabalhou como operadora de caixa, me conte como foi essa experiência sua...
Blá, blá, blá, de entrevistado....
Então Andreza me fale um pouco de você, suas qualidades...
Hum... Sou paciente, tranquila, consigo reverter situações do dia a dia sem causar intrigas e conflitos... Mais blá blá de entrevistando, mais blá, blá de entrevistador....
-Então Andreza, a vaga que a gente tem aqui é para vendedor externo, ou seja você vai apresentar nossos serviços nas ruas, nos bairros, é de porta em porta mesmo, eu era branquinha e já estou moreninha, por mais que a gente passe protetor solar não tem como, eu gosto de explicar a pessoa muito bem explicado depois ela acha que é uma coisa que não é, você vai trabalhar com metas, você vai receber por comissão.... Algum problema pra você?
-Problema algum...
-Então, Você pode começar amanha, as 08:00 pra você conhecer a turma, entrosar com o pessoal,   tudo bem?
-Hãn? já começo amanha?
-sim
-Nossa que bom! minha mãe vai ficar feliz demais Obrigada! (ops... lá vem você né Andreza, calma deixa chegar em casa primeiro, vai que te acham imatura... se decomponha, arranhe a garganta e agradeça finamente)
-Hum, gostei, que bom gostei da sua animação...
 Disse a recrutadora sorrindo.
Acredite meus olhos até encheram de lágrimas... Porta em porta, sol, sol... muito sol... Metas... Qual é o problema em terra de crise quem tem emprego é rei, quem disse que um limão não pode virar uma limonada? Eu daria o meu melhor e estaria tudo certo... Cartão de Todos lá vou eu! Eu nunca tive experiência com vendas e tudo era novidade e se era novidade era algo a ser aprendido, e aproveitado...
Quem é aquela menina que foi quase atropelada no cruzamento com um sorriso ate as orelhas, aquela menina? Ah sim, aquela da entrevista do vendedor externo. Externo de sol em sol? Sim isso mesmo vendedor de convênios de saúde... E lá vamos nós rumo a mais uma agência de empregos... Dá uma olhadinha nas vagas né, foi lá que descobri que estava acontecendo a entrevista do pesquisador... E lá vamos nós aguardar mais um pouco, era entrevista livre, então resolvi aguardar.
Voltando ao cartão de todos... Primeiro dia de emprego, um rapaz e uma moça conversam na porta do escritório... Embaraçada me aproximo.
-Oi, sou Andreza, novata de vendedor externo...
-Ah, Sim, pode entrar fique a vontade, leve ela até lá flor.
Diz o rapaz, com cara de simpático, já é bom começo...
-Pode se sentar, moça.
 Havia duas cadeiras em uma mesa ela se senta na outra, pergunto o seu nome, se chamava Lorena, ela começa a me explicar as coisas como fuciona e tal... Dois bons começos dois colegas de trabalhos simpáticos e educados, não pareciam ser complicados... Vão chegando um a um... As novatas também... Eles fazem uma oração antes de iniciarem mais um dia de trabalho, a Raquel lê uma historia do abacaxi, falava sobre dois fucionários... Uma reflexão no final... 2 dias de treinamento no outro eu já estava vendendo sozinha, consegui fazer um convênio com a gentil ajuda de Lorena... No outro dia também fiz outro... Poxa é um bom começo para um iniciante... As novatas saíram deixaram o Cartão...  Sábado e domingo, Enem...
Segunda lá estou eu, nesse dia não vendi nada, preocupação, metas, tudo bem eu ainda estava em treinamento, não receberia naquele mês por metas, mas nos outros sim... Então já era um caso a se preocupar...
Meus colegas? Não conheci turma de trabalho melhor... Se todos os lugares fossem assim... Foram poucos dias de convivência, mas foi convivência que ficou marcada... A educação da gerente, tudo fazia aquele sol valer a pena, as risadas durante o almoço... A seriedade que levavam o que estavam fazendo, As piadinhas de Poc... kkkkk.... As voz grossa de Dilton... As garrafinhas cheias de água...
As caras ruins das pessoas que nos atendiam na porta... Ate o xingo do senhor duvidando do convênio... Cartão você valeu a pena!
Terça feira... 27-10, aproximadamente 11:00 da manhã, naquele dia eu já tinha conseguido fazer 2 convênios, e já havia agendado outro, ótimo sinal o dia só estava começando. Uma ligação.... Fui encaminhada, para um Super mercado conhecido... Já iria fazer o atestado de admissão, naquele mesmo dia, Uma decisão... Ficar ou ir... As metas.... Apenas isso... A segurança que o Super mercado me daria, tudo bem eu fazeria meu salário ganhando por comissão, fazeria menos ou fazeria mais... Pode ser que em um mês fazeria o dobro... Mas era incerto... A decisão? Deixar o Cartão e novamente embarcar na carreira solo...
Se valeu a pena o sol? valeu muuuito! a experiência, as pessoas que conheci...
Hora de conversar com a Raquel, e avisar o meu desligamento, e tem coisa melhor do que uma pessoa confiar em você e dizer que se precisasse, as portas estariam abertas?
Eu não disse que o limão viraria limonada? e como virou... Experiência é uma bagagem, inquestionável... Os colegas de trabalho, valeu a pena conhece-los...
Cartão de Todos, prazer conhecer você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz...
Comente! ;-)